Marcello Quintanilha retorna à João Pessoa

Texto originalmente publicado em no site da Ed. Marca de Fantasia e no Memorial dos Quadrinhos da Paraíba.

Nos dias 10 e 11 de abril de 2015, tivemos aqui em João Pessoa – PB, a presença de Marcello Quintanilha para bate papo e lançamento de sua história em quadrinhos intitulada “Talco de Vidro”. Ação esta promovida pela loja especializada em quadrinhos Comic House.

sessao_de_autografos_com_quintanilha_para_internet_01

Na noite do dia 10 de abril, nas dependências da Usina Cultural Energisa, por volta das 20h, ocorreu um bate papo com o autor mediado pelo jornalista Audaci Jr. Na ocasião, foi exibido um vídeo promocional de lançamento da HQ criado pela Comic House, Marcello Quintanilha fez uma leitura dramática das 20 primeiras páginas de Talco de Vidro, respondeu a questões sobre a sua mais recente publicação proferidas pelo mediador e pelo público.

No dia seguinte, nas instalações da Comic House, por volta das 18h30, Marcello Quintanilha, debruçou-se a autografar publicações para o público. Além de Talco de Vidro, gentilmente ele autografou outras obras de sua autoria. Calma e atenciosamente, Quintanilha conversou, autografou e permitiu-se fotografar com os presentes na sessão de autógrafos.

Sobre Marcello Quintanilha:

Carioca da cidade de Niterói  RJ, Marcello Eduardo Mouco Quintanilha é desenhista autodidata. Seu primeiro trabalho em quadrinhos foi publicado em 1988. Ainda adolescente, ele desenhou histórias de artes marciais para a revista Mestre Kim, da Bloch Editores. Na época, ele assinava com nome artístico de Marcello Gaú.

Aos 18 anos, tendo concluído o ensino médio, começou a trabalhar como animador para uma escola de inglês. Passou sete anos no emprego, usando o tempo livre para desenvolver seus projetos pessoais. A convite de Rogério de Campos (diretor da editora Conrad) passou a colaborar com as revistas General e General Visão, nas quais publicou histórias como Dorso e Granadilha. No mesmo período, criou trabalhos também para as revistas Metal Pesado, Nervos de AçoHeavy MetalZé Pereira.

Sua primeira graphic novel foi publicada em 1999. Fealdade de Fabiano Gorilla era uma história baseada na vida de seu pai, que foi jogador de futebol do Canto do Rio na década de 1950.

No ano de 1999, durante a 1ª edição do FIQ-BH  (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte) conheceu o francês François Boucq, que se interessou pelo seu trabalho e convenceu-o a enviar seus desenhos para editoras europeias. Em 2003, publicou La promesse (A promessa), primeiro volume da série Sept balles pour Oxford (Sete balas para Oxford), pela editora belga Le Lombard, com roteiro do argentino Jorge Zentner e do espanhol Montecarlo.

O contrato com a editora belga levou Quintanilha a mudar-se para Barcelona, para ficar mais próximo dos roteiristas da série. Passou a publicar também ilustrações nos jornais espanhóis El País e Vanguardia .

Ao mesmo tempo, continuou produzindo álbuns para o público brasileiro. Sempre que pode e/ou é convidado, vem ao Brasils para lançar suas produções. Em 2005, publicou Salvador, na coleção Cidades Ilustradas da editora Casa 21. Seguiram-se Sábado dos meus amores (2009, troféu HQ Mix de melhor desenhista nacional) e Almas públicas (2011). A adaptação em quadrinhos da obra de Raul Pompeia O Ateneu pela editora Ática pela série Clássicos Brasileiros em HQ (2012), e pela editora Veneta lançou suas mais recentes produções em quadrinhos: Tungstênio (2014) e Talco de Vidro (2015).

Diga-se de passagem, Marcello Quintanilha com sua obra Sábado dos Meus Amores, é uma das três obras dos quadrinhos brasileiros dentre as mil e uma de uma célebre lista de Quadrinhos Que Devem Ser Lidos Antes de Morrer escrita pelo renomado jornalista britânico especializado em quadrinhos Paul Gravett   (http://www.paulgravett.com/1001_comics/1001_updates/).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s