Quadrinhos e Formação do Leitor

formacaodoleitor

Esta imagem eu confeccionei junto como Prof. Henrique para capa da edição de número 5 da revista Imaginário! em homenagem a Elydio. Usei técnica de rotoscopia sobre um desenho de Elydio que é capa do seu fanzine intitulado ‘Biograficzine’.

No dia 02 de dezembro de 2014, o CCSA/UFPB realizou um evento e que com muito entusiasmo eu aceite o convite.

Intitulado ‘Quadrinhos e Formação do Leitor’ o evento organizado pelo Grupo de Estudos Transdisciplinares Educação e Saúde coordenado pela Profª. Drª Ana Elvira Steinbach Torres com o apoio dos estudantes Delbiana Lopes, Luciene Souza e Rideygue Araújo Clementino, e o Grupo de Pesquisa de Quadrinhos (GPHQ/UFPB), do qual eu faço parte, coordenado pelo Prof. Dr. Henrique Magalhães.

Realizou-se atividades à tarde e à noite no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba.

No horário da tarde ocorreu o lançamento do livro do Prof. Dr. Alberto Pessoa (DEMID/UFPB) intitulado ‘A Linguagem dos Quadrinhos: definições, elementos e gêneros’ da Ed. Marca de Fantasia. Prof. Henrique Magalhães, em nome do GPHQ, prestou nossa homenagem ao estimado Prof. Dr. Elydio do Santos Neto. Ele foi por um curto período membro do GPHQ e professor do Centro de Educação da UFPB. Um ser humano impar com a capacidade de alegrar e motivar a todos ao seu redor! A edição de número 5 da revista acadêmica Imaginário! que nós do GPHQ publicamos e foi criada com apoio de Elydio, fez homenagem ao mesmo. Após o lançamento do livro e nossa homenagem a Elydio, a Prof. Ana Elvira coordenou a mesa-redonda que debateu o tema do evento ‘Quadrinhos e Formação do Leitor’. A Profª. Mestra Keliene Christina e eu apresentamos nossas ações didático-educativas com histórias em quadrinhos. Em especial, eu apresentei como eu ensino desenho e quadrinhos, e as atividades que desenvolvi a frente do Projeto Calango (PPGC/UFPB). Após nossas explanações, tivemos um intenso e produtivo debate sobre o uso dos quadrinhos em sala de aula.

À noite tivemos a homenagem do Centro de Educação ao Prof. Elydio feita pela Profª. Drª. Edna Brennand e pelo diretor do CE, Prof. Dr. Wilson Honorato Aragão. E pudemos ter neste momento a grandiosa presença da Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva da Universidade Metodista de São Paulo, companheira de Elydio, que partilhou conosco seu belíssimo projeto de doutorado que aborda o tema ‘alfabetização com histórias em quadrinhos’. Uma palestra de imensurável ensinamento de como educar e alfabetizar utilizando histórias em quadrinhos.

A felicidade de participar de ações como estas da-me alegria de que, nas próximas gerações, teremos menos esteriótipos e preconceitos relacionados à histórias em quadrinhos.

Quadrinhos são uma excelente ferramenta em sala de aula para todas – afirmo com convicção – todas disciplinas no ensino fundamental e médio. Porque é uma forma de aproximar os conteúdos de sala de aula com o universo cotidiano infanto-juvenil.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s