Discussão sobre a influência dos quadrinhos na formação do leitor promovido pela FUNESC

10575375_725420420845979_1082573794641026671_o

No dia 19 de outubro de 2014 eu participei da mesa-redonda cujo tema foi ”a importância dos quadrinhos na formação do leitor”. Esta atividade foi promovida pela FUNESC -Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo sob a coordenação de Thaïs Gaulberto e que também foi mediadora deste debate. Esta ação educativa e cultural da FUNESC foi gratuita e aberta ao público em geral.

Na tarde de domingo, às 15h no auditório 6 do mezanino 2 do Espaço Cultural tivemos uma agradável tarde com participantes das mais diversas áreas do conhecimento interessadas pelo tema: alunos e professores universitários, quadrinistas locais, professores do ensino fundamental e médio, e demais interessados o tema.

Foi uma alegria poder participar de tal atividade juntamente com Keliene Christina que eu conheci na graduação em História na UFPB. Keliene Christina é professora de história, que utiliza os quadrinhos como ferramenta na sala de aula. Sua graduação teve como tema História em Quadrinhos e seu mestrado também. Também junto conosco esteve Januncio Neto (com quem eu trabalho nas atividades da Associação Cultural Studio Made in PB) que é quadrinista e professor do grupo Made in PB.

espacohq

Espaço HQ – O evento faz parte do projeto “Espaço HQ”. Desenvolvido pela Funesc, o Espaço HQ pretende realizar mensalmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área.

A primeira ação do projeto iniciou em outubro, com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado pela quadrinista Thaïs Gualberto . Durante as segundas-feiras deste mês, os participantes assistem a aulas e nessas aulas são apresentados a eles diversos quadrinhos e em cima desse material, são feitas experimentações.

Iniciativas como estas são essenciais para que haja melhor qualidade no ensino e que o ato de ensinar não seja mecânico, decorativo e repetitivo. Que o conhecimento seja algo que o aluno se identifique, veja sentido e função.  Sem estes três elementos, o alunado não despertará o interesse em aprender, gostar de estudar e de ler.

Quadrinhos são excelente ferramentas de ensino para exercício de leitura e interpretação, para criatividade, desenvolvimento da escrita e senso crítico.

Fontes:

Memorial dos Quadrinhos da Paraíba.

Paraíba On Line.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s